De olho no Enem

De olho no Enem

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 começam às 10h de 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. As datas foram anunciadas nesta quinta-feira (14) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília. “O Enem é uma das principais oportunidades para o ingresso em grandes faculdades. Isso não garante um emprego, mas ajuda muito”.

O Enem é o principal acesso para as vagas em universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes. No ano passado, 5,8 milhões de candidatos fizeram o exame. A expectativa do governo deste ano é chegar aos 8 milhões. Vale a pena lembrar que o Enem serve como porta de entrada para o emprego sonhado pelo número de faculdades que aceitam essa prova como cartão de entrada.

Data da prova do Enem
No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Segundo Mercadante, o exame foi adiado para novembro por causa das eleições, para que as provas sejam realizadas em um “clima de tranquilidade”. As limpezas dos locais escolhidos para as provas já estão pré-definidos e em breve poderão ser conferidos em breve.

Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

  • Globo Player v0.2.47

O MEC criou um aplicativo “Enem 2016” para que o participante acompanhe o cronograma e os avisos feitos pelo ministério. O app é gratuito e estará disponível para iOS, Android e irá auxiliar o estudante com as datas e os seus dados de inscrição. Os dados de inscrição e senha poderão ser armazenados no próprio aplicativo, para evitar perda. Não foi divulgado quando o sistema vai estar disponível para download. Outro ponto interessante é que por ser um aplicativo leve, o candidato não precisa fazer aquela “limpeza” no seu aparelho, deletando arquivos importantes.

A Hora do Enem
O MEC criou uma ferramenta online chamada A Hora do Enem que veio para auxiliar o candidato através de videoaulas, planos de estudo, exercícios e resumos direcionados ao Enem. O primeiro simulado será no dia 30 de abril e o prazo de inscrição termina nesta sexta-feira (15).

“A Hora do Enem tem um simulado agora em 30 de abril, e são 2,2 milhões de estudantes. É importante para a realização do sonho que é um emprego dentro de uma grande empresa ou ser o auxiliar de uma grande personalidade. A vida deles depende de eles se prepararem para o Enem agora, é neste mês. Nós não vamos adiar o simulado porque temos uma crise política. A Hora do Enem é uma forma de ele ter um cursinho gratuito dentro de casa”.

Além deste primeiro no dia 30 de abril, haverá simulados em 25 de junho e 13 de agosto, com 80 questões cada, e nos dias 8 e 9 de outubro, num “esforço concentrado” com 180 questões. A cada simulado, segundo Mercadante, o estudante poderá verificar as áreas de maior dificuldade para orientar o plano de estudos.

O resultado dos simulados também será enviado aos diretores de escolas, para que possam monitorar o desempenho dos alunos em cada área de ensino.

Também é importante alertar o candidato com a preservação das ruas, pois a limpeza é feita antes e muitos materiais feitos para o Enem acabam sendo descartados nas ruas em locais próximos aos pontos onde as provam são feitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *