Cuidado com o Smog

Cuidado com o Smog

Cuidado com o Smog

Após a revolução industrial a humanidade tem evoluído tecnologicamente em um nível jamais imaginado. Mas uma coisa que não evolui junto a isso é a necessidade de fazer uma conservação da natureza, no meio ambiente, e as consequências disso vem assombrando a humanidade desde então de forma desastrosa.

Provavelmente você já ouviu falar do efeito estufa, mas não é dele que viemos falar hoje, e sim de um outro efeito conhecido com Smog fotoquímico. Esse fenômeno surgiu a partir da revolução industrial e foi detectado no EUA pela primeira vez em 1940, por conta da falta de limpeza e conservação dos canos de saída dos exaustores de grandes indústrias.

O que é

Smog é um fenômeno fotoquímico caracterizado pela formação de uma espécie de neblina composta por poluição, vapor de água e outros compostos químicos. Geralmente, o smog se forma em grandes cidades, onde a poluição do ar é elevada e provocada, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) pelos veículos automotores e pela negligência praticada por grandes corporações.

Além do vapor de água, podemos encontrar num smog a presença de aldeídos, dióxido de nitrogênio, ozônio, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos voláteis.
O smog causa um efeito visual característico, deixando sobre a cidade uma camada cinza de ar como uma neblina. Nas situações mais extremas, em função das baixas condições visuais, inviabiliza o trânsito terrestre de veículos e aéreo de aviões e helicópteros.

Smog e a saúde 

Viver em cidades com smog não é nada bom para a saúde, pois a presença destes poluentes é maléfica ao sistema respiratório das pessoas. Podem provocar, se inalados constantemente, diversas doenças.
Como se livrar do Smog

Infelizmente o Smog é presente em polos industriais ou comerciais, ou seja, quanto mais pessoas nós temos por perto maior é a chance de existir Smog por conta da falta de árvores (que fazem uma espécie de limpeza no oxigênio) e o excesso de carros (que são alguns dos principais emissores de poluente em grandes cidades).

Uma boa saída seria se as pessoas começassem a usar menos os seus carros, pois eles são alguns dos principais causadores desse fenômeno. Ou até se esses carros possuíssem um sistema interno que fizesse uma limpeza CO2 que sai pelos escapamentos após a queima de combustível.

Outra saída interessante seria se as próprias empresas investissem nas políticas sustentáveis que elas tanto aprovam e começassem a implantar sistemas que garantissem o bom funcionamento dos maquinários e a conservação dos exaustores e etc.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *