Como fazer um bom currículo

Como fazer um bom currículo

Veja o que não deve ser colocado no currículo

O currículo é o cartão de visita para a conquista das vagas dos sonhos, mas para ele ser lido é necessário seguir algumas regras (por muitas vezes esse currículo acaba sendo tedioso e não objetivo) que possam auxiliar o entrevistador na hora de ler o seu currículo.

Segundo Elen Souza, psicóloga e consultora de carreira da Catho, alguns candidatos colocam fotos anexas e incluem carta de apresentação. Mas essas informações, por exemplo, não são necessárias no currículo, a não ser que seja solicitado, pois atualmente, qualquer escritório que disponibilize vagas já possui funcionários que na hora da seleção de candidatos irão auxiliar na separação de documentos, e muitas vezes pecar pelo excesso também é ruim.

Veja abaixo outros itens que não devem ser colocados no currículo e dicas de Elen Souza:

“Curriculum Vitae”
“Muitas pessoas ainda usam o termo ultrapassado no início do currículo. Não precisa colocar nenhum título no CV, afinal, a primeira coisa que deve ser vista é o nome do profissional, seguido de seus dados pessoais, experiências e conhecimentos”, diz Elen.

Número de documentos
“Não é necessário. Hoje qualquer escritório, companhias de seleção, as empresas em geral, só necessitam destes dados no momento de fazer o preenchimento das vagas, ou seja, na contratação. Além disso, é importante tomar cuidado com essas informações. Lembre-se que o currículo é um documento que qualquer pessoa pode ter acesso”.

Pretensão salarial
“É importante demonstrarmos certa flexibilidade. Em alguns casos, um emprego com salário um pouco mais baixo, porém com muitos benefícios, em algum escritório ou empresas que tenham políticas semiabertas, podem ser o desejo de muitos profissionais. Somente cite a pretensão salarial se no anúncio da vaga solicitar. Caso contrário, deixe esta informação de fora”.

Referências profissionais
“Estas informações devem ser entregues em folha à parte, caso solicitado no momento da entrevista. Não devem constar no currículo. Leia atentamente a descrição da vaga e caso as referências seja uma das informações necessárias leve separado. Lembre-se, não é necessário auxiliar os profissionais de RH, eles já estão te avaliando na hora que você abre a porta do local da entrevista”.

Assinatura
“Existem alguns documentos que pedem assinatura no final, como uma carta, por exemplo. Entretanto, o currículo é outro tipo de documento e a assinatura é algo totalmente dispensável”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *