Vamos falar sobre segurança

Vamos falar sobre segurança

Que é Segurança do Trabalho?
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de no local do seu emprego, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho,  Limpeza no Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

O que é acidente de trabalho?
Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho no seu emprego, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
O que faz o profissional de Segurança do Trabalho?

O profissional dessa área atua conforma a sua formação, sendo ela médica, técnica ou em engenharia. Em geral, engenheiros e técnicos atuam em empresas, organizando planos de segurança e orientando os funcionários quanto aos equipamentos que devem ser usados e os riscos ambientais que as empresas podem causar. Também fazem treinamentos e palestras que orientam os funcionários para as mais diversificadas situações dentro do seu emprego, desde uma limpeza eficiente no refeitório até um alerta de incêndio.

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Auxiliar empresas industriais e de outros gêneros em assuntos relativos à segurança e limpeza do trabalho é seu principal dever, examinando locais e condições de trabalho, instalações em geral e material, métodos e processos de fabricação adotados pelo trabalhador, para determinar as necessidades dessas empresas no campo da prevenção de acidentes;

Inspeciona estabelecimentos, promove o uso de equipamentos de segurança, adapta os técnicos e humanos, executa campanhas educativas sobre prevenção de acidentes com palestras e outros recursos, estuda as estruturas ocupadas e realiza estudos sobre acidentes ocorridos no local ou em locais semelhantes.

Técnico de Segurança do Trabalho

A função do técnico de segurança do trabalho é semelhante à do engenheiro, ele faz inspeções locais do pátio da empresa, de postos de combate de incêndio, elabora relatórios dessas inspeções e apresenta esses relatórios em reuniões de segurança. Outra função importante desse funcionário é que ele investiga acidentes ocorridos e mantém contato com serviços médicos e sociais da empresa para facilitar o atendimento dos acidentados. Uma das funções mais importantes desse funcionário é que ele coordena a produção de materiais informativos.

Médico do Trabalho

Executa exames periódicos em todos os funcionários (principalmente nos mais expostos a perigo no ambiente de trabalho), exames médicos especiais (trabalhadores do sexo feminino, menores e idosos), tratamento de urgência em casos de acidentes ou alterações da saúde, avalia condições de insegurança no local, participa da elaboração de programas de proteção, participa de atividades de PREVENÇÃO de acidentes, aplica programas de vacinação, estudos das atividades realizadas pela empresa, procede com os exames médicos necessários para seleção e contratação de funcionários e participa de inspeções de instalação de estruturas.

Enfermeiro do Trabalho

Estuda as condições de segurança e periculosidade da empresa, elabora e executa planos e programas de proteção à saúde dos empregados, avalia programas de prevenção de acidentes e doenças, presta primeiros socorros em caso de acidentes, avalia e elabora atividades de assistência de enfermagem aos trabalhadores, treina trabalhadores instruindo-os sobre o uso de materiais adequados, planeja e executa programas de execução sanitária.

Auxiliar de Enfermagem do trabalho

Desempenha tarefas similares às que realiza o auxiliar de enfermagem, porém atua em dependências de fábricas, indústrias ou outros estabelecimentos que justifiquem sua presença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *