Sustentabilidade corporativa

Sustentabilidade corporativa

A sustentabilidade é um assunto que está na moda não é mesmo? Só que uma coisa muito comum é a falta de informação sobre isso. Muitos acham que sustentabilidade seja apenas apagar a luz quando não existe necessidade de mantê-la acesa, enquanto outros, acreditam que sustentabilidade é apenas um conjunto de ações voltadas ao consumo consciente da água ou de outros recursos naturais, como alimentos orgânicos. Vale a pena lembrar que é o dever de todos auxiliar nessa preservação.

Mas o que é ser sustentável? O que é trabalhar a sustentabilidade dentro da sua empresa ou vida pessoal?

Bom, primeiro de tudo, a sustentabilidade é um grupo de ações voltadas e preservação, recuperação, consumo e outras atividades voltadas ao nosso ecossistema. Muitas pessoas confundem, mas a sustentabilidade é tirar menos e dar mais, ou o famoso “consumo responsável.

Mas como fazer essas mudanças? Mudar totalmente a própria rotina ou se adaptar pode ser difícil, mas abaixo estão algumas atitudes que fizeram diferença para nós, e que podem auxiliar você.

Economia de água

Nós começamos a economizar água com algumas técnicas específicas, como por exemplo a utilização de água de reuso dentro da nossa empresa. Uma outra medida tomada por nós foi a utilização de menos água na hora de realizar a limpeza do nosso próprio escritório.

Material descartável

A nossa empresa possui uma política de reciclagem, ondem todo o material descartável produzido por nós é encaminhado ou a empresas de reciclagem ou para pontos de coleta de lixo reciclável.

Essa ação tem economizado muito dentro da nossa empresa, pois como possuímos um escritório para administrar as operações, acabamos economizando com sacos de lixo e com a compra de menos materiais que possuam embalagens descartáveis.

Energia

Após as mudanças nas tarifas cobradas pelo uso da energia elétrica nós buscamos formas alternativas de trabalhar com menos luzes acesas. Não é possível desligar a geladeira, mas é muito prático planejar o espaço para podermos utilizar as janelas de forma otimizada. Reorganizamos os locais onde nossas mesas ficam, instalamos janelas novas e com isso acabamos reduzindo a necessidade de ar-condicionado (que consome muita energia todos os dias), e o mais legal é que além de diminuir o consumo de energia e com isso preservar o meio ambiente isso veio a auxiliar os funcionários, que acabaram produzindo mais por conta do ambiente mais agradável que acabamos ficando expostos.

 

Papel

As árvores sofrem com qualquer escritório, pois a necessidade de folhas é muito grande. Por isso aposente o papel, abuse do e-mail e de outras plataformas como por exemplo chats e coisas parecidas.

O interessante dessa ação é que as árvores agradecem, e o seu bolso ainda mais, pois você acaba cortando os custos de compra de papel.

Ar-condicionado

O ar-condicionado possui um consumo de energia altíssimo, pois ele é um dos poucos eletrodomésticos que precisa ficar ligado o dia inteiro e possui um consumo alto de energia elétrica. Manter as janelas abertas além de ajudar a manter o ambiente bonito e iluminado também o torna mais arejado.

Aqui na Ampla Clean quando começamos a fazer isso acabamos percebendo duas coisas, uma delas foi que o valor da conta de energia foi reduzido em 42%, e outra que o escritório acaba ficando muito mais bonito.

 

Plantas

Esqueça a ideia de que ter plantas no escritório melhoram o local apenas na base decorativa da coisa. Elas garantem o aumento na efetividade do funcionário, pois melhora o ar, permite a oxigenação melhorada do cérebro, purificam o sangue (existem diversos estudos que mostram isso) e realmente garantem um ambiente mais bonito e agradável.

É, depois de todas essas ações nós conseguimos caminhar em direção a sustentabilidade e consumo, claro que ainda temos muito no que melhorar.

Mas e você?  O que tem feito pelo meio ambiente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *