Setor de Limpeza e Conservação Mostra o Perfil do Mercado

Setor de Limpeza e Conservação Mostra o Perfil do Mercado

Pesquisa inédita do Setor de Limpeza e Conservação Mostra o Perfil do Mercado

O Mercado Institucional de Limpeza e Multi-serviços é um segmento da economia que pode ser considerado bastante novo.

Embora os prestadores de serviço e os fornecedores tradicionais atuem há muitos anos, até a década de 70, a maioria das empresas utilizava uma equipe de limpeza própria, nem sempre treinada em técnicas de limpeza e conservação ou uso de equipamentos e produtos profissionais.

O aprimoramento da terceirização como conceito gerencial e estratégico, nessa época, alavancou o mercado de prestação de serviço e fez florescer um grande número de novas empresas. Ao observar o mercado, é possível perceber que a maioria das empresas prestadoras de serviço no País possui entre 20 e 25 anos.

Este é um dado importante para entender porque o mercado é tão carente de conceitos técnicos, tanto por parte dos prestadores, quanto pelos tomadores de serviço. Como é um segmento jovem, a pesquisa interpreta que muitos conceitos ainda precisam ser difundidos e ensinados. Um ponto que parece ser real é que muitos tomadores de serviço adotam a terceirização como uma decisão financeira e não estratégica.

Além disso, há alguns pequenos prestadores de serviço que utilizam produtos e equipamentos domésticos ou não apropriados para o uso profissional para limpeza e conservação.

Outra característica importante do setor diz respeito à grande quantidade de pequenas empresas. No levantamento, o internauta poderá verificar que quase 70% delas (entre 7.300 e 7.500) empregam menos de 20 funcionários. A maioria desses empresários vem da área operacional e não possui formação acadêmica e/ou profissional apropriada para uma gestão eficiente do seu negócio.

Dentre as várias carências detectadas destacam-se: Gestão Empresarial; Planejamento Tributário e Financeiro; Fluxo de Caixa; Gestão de Recursos Humanos, Visão de Negócio, Planejamento Estratégico de Seleção e Treinamento da Mão-de-Obra e Marketing.

Tipos de limpeza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *