Os 5 passos do empreendedorismo

Os 5 passos do empreendedorismo

O sonho de todo profissional é fazer aquilo que gosta e ainda por cima ganhar dinheiro com isso. Mas, em um cenário de recessão econômica como o atual, onde algumas empresas têm feito “faxina” na sua lista de pagamentos, esse ideal pode ficar ainda mais distante. Mas, para Camila Porto, criadora da campanha #CrieSeuEmprego, é possível sim dar a volta por cima, criando um emprego e desbravando novos mares que a crise não alcança na sua própria empresa. Criar uma empresa pode ser uma boa saída de nessa situação, pode ser um escritório, uma terceirizada ou uma empresa de faxina, todas elas oferecem um grande potencial de mercado.
Inove e seja otimista
“Levando em consideração o histórico das relações entre empresa e funcionário nas últimas décadas, vemos que é necessário ser otimista para buscar a oportunidade de fazer criar uma carreira que não existe”, diz Camila. Para isso, segundo a empreendedora, é necessário inovar, especialmente por meio das tecnologias e da internet.
Tenha um plano (e um plano B)
Cada pessoa tem sua realidade e é importante respeitá-la, levando em consideração todas as circunstâncias na qual um determinado negócio está começando. Por isso, Camila ressalta que é preciso planejar muito bem a nova empreitada, determinando os limites aos quais se está disposto a chegar, evitando arriscar mais que o necessário. “Tenha um plano B e se prepare para um novo desafio, pois largar tudo sem um plano ou sem algumas garantias nem sempre dá certo”, diz.

A especialista sugere que todo novo empreendedor guarde alguma quantia de dinheiro para ter tranquilidade. Por fim, Camila garante que é preciso gostar daquilo que vai ser feito. “Comece algo que você realmente goste de fazer, caso contrário você não vai ganhar dinheiro ou voltará a se frustrar com sua vida”.

Use a tecnologia
A especialista ressalta que nem todo emprego que está sendo criado, mesmo que seja inovador, precisa estar intimamente relacionado à tecnologia, mas precisa usá-la de alguma forma. “Qualquer um pode inovar, seja quem vende pipoca gourmet ou quem desenvolve um aplicativo”. Mas alerta que usar a tecnologia e a internet é cada vez mais fundamental independentemente do tipo de negócio.

Tenha espírito empreendedor
Criar algo novo exige espírito empreendedor. “Empreender é uma atitude, um estilo de vida. Ter um CNPJ não te torna empreendedor”, alerta. Ela reforça que existem muitos empreendedores que são, na verdade, funcionários, bem como muitos funcionários que são verdadeiros empreendedores. “Para ser empreendedor é preciso ter certas habilidades, como aceitação do risco, determinação, liderança, visão, coragem e competência”.  Camila lembra que essas competências podem ser desenvolvidas ao longo da carreira ou em forma de treinamentos.

Dedique-se totalmente
A especialista em marketing para Facebook destaca que nenhum tipo de resultado chega facilmente. “É claro que para se destacar é preciso se dedicar”. Segundo ela, devotar-se integralmente ao emprego criado é fundamental para atingir o sucesso. “A habilidade especial que está em falta hoje é vontade e mão na massa”, conclui. Criar uma empresa é sempre algo extremamente complexo, mesmo com as orientações de empresas consultoras. Por exemplo, em uma empresa de limpeza, você tem que calcular fornecedores, distribuidores, pagamento de funcionários, inovação de serviços e tudo isso apenas para fazer uma faxina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *