O perigo que o pó oferece

O perigo que o pó oferece

Devemos nos preocupar com a remoção do pó dentro de casa através da limpeza, não só pelo aspecto agradável de uma casa limpa, mas por que o pó é muito prejudicial à saúde.

De onde vem esse pó

O pó doméstico que se acumular por todos os cantos da casa vem 60% do ambiente externo, concluíram os cientistas da universidade do Arizona depois de muita pesquisa e vários Cálculos. O maior perigo é que muitas vezes uma limpeza básica não acaba com essa poeira.

Ele é composto por uma enorme variedade de materiais, sendo que, os mais danosos para a saúde, vem através do vento que invade as casas, com o ar externo poluído ou partículas que entram presas nas solas do sapato.

Por incrível que pareça, quase a metade do pó caseiro é composto por pele morta dos seres humanos, fibras de tapetes e carpetes, e de todos os tecidos que foram usados na decoração da casa.

A poeira se divide numa miscelânea de curiosos itens, como:

Terra (que chega às casas por meio das solas de calçados).

Pólen, fungos e até chumbo e arsênico, substâncias nocivas trazidas pelo vento.

Os que aparecem já dentro de casa:

Partículas de cabelos e pelos.

Ácaros e seus excrementos (aqueles bichinhos microscópicos que nos causam alergias).

Os Ácaros

Os ácaros são responsáveis por muitas alergias, como espirros, impressão de peito cheio, rinite, asma, tanto em crianças como adultos. Só podemos vê-los no microscópio pois são animais muito pequenos, possuem 4 pares de patas. O que causa alergia, são suas fezes.

O clima brasileiro é ideal para a proliferação desses animais, pois eles gostam de temperaturas acima de 20 graus, e umidade relativa do ar entre 60% e 70%.

Os ácaros vivem no pó de nossas casas e não ficam na superfície dos estofados, almofadas, colchões, travesseiros, mas sim no seu interior, entre suas fibras. Eles e seus detritos aumentam o peso dos travesseiros e colchões depois de alguns anos de uso, pois o calor e a umidade do corpo e a descamação da pele de nosso corpo permitem um ambiente favorável à sua proliferação.

Infelizmente não é possível se livrar dos ácaros de forma total, mas existem formas de ao menos nos protegermos deles. Colocar os colchões para tomar um sol do lado de fora, trocar de tempos em tempos, comprar produtos que matem ácaros ou previna contra eles são algumas possíveis soluções. A, e claro, uma boa limpeza para acabar com a poeira facilita muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *