Mercado brasileiro de produtos de limpeza

Mercado brasileiro de produtos de limpeza

Mercado brasileiro de produtos de limpeza

Itens essenciais na cesta de compras dos brasileiros, os produtos de limpeza estão em alta. O Brasil é o quarto mercado mundial de produtos de limpeza e a região do país que mais consome esses produtos é o centro-oeste.

A cesta de material de limpeza é composta de sabão em pedra, detergente liquido para louça, detergente para lavar roupas, amaciante, inseticida, água sanitária, alvejante sem cloro, esponja de aço, esponja sintética, cera para assoalhos, cleaners e purificadores de ar.

A Abipla reuniu importantes institutos de pesquisa em seu mais recente Anuário e apresentou um panorama consistente do setor. A edição, que se refere a 2012, aponta o acumulado no consumo dos produtos dos últimos cinco anos.

No período, as categorias com crescimento mais expressivo foram: pano de limpeza (94,4%), purificador de ar (64,5%) e concentrado de limpeza (58,8%) – que corresponde ao multiuso, limpador perfumado e limpeza pesada.

Categorias que remetem ao cuidado com a roupa, tais como detergente em pó e líquido, amaciante e água sanitária continuam em destaque, alcançando a marca dos bilhões de reais em faturamento.

O brasileiro gasta em média R$ 271,68 ao ano com produtos de limpeza, correspondendo a R$ 22,64 o gasto médio mensal. Esse valor representa um crescimento de 41,5%, em comparação com 2011.

O setor de limpeza profissional também vivencia crescimento. A expectativa é de que, até o final de 2016, o país se coloque como o terceiro maior mercado mundial de produtos e materiais de limpeza doméstica, subindo uma posição no ranking. Atualmente, o mercado brasileiro já tem potência suficiente para deixar atrás países como Estados Unidos, China e Japão.

A manutenção do lar lidera o ranking de gastos dos brasileiros, com 25,5% do total. Estão neste item despesas com aluguel, impostos e taxas, e contas de luz, água e gás. A alimentação aparece na sequência com 16,9%. Já saúde, medicamentos, higiene pessoal e limpeza respondem por 8,6% do consumo total dos brasileiros. Completam a lista transportes (7,5%), materiais de construção (5,1%), vestuário e calçados (4,7%), recreação e viagens (3,5%), educação (2,5%), eletrônicos (2,2%), móveis e artigos do lar (1,8%) e fumo (0,5%).

O estudo foi feito com base em dados secundários, atualizados e pesquisados através de fontes oficiais de informação, utilizando metodologia própria da IPC Marketing.

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