Mantenha o foco

Mantenha o foco

Temos visto inúmeros anúncios sobre inscrições para o ENEM, o que tem preocupado alguns jovens desinformados e pais preocupados. Mas apenas se inscrever para essa prova não é o suficiente. É claro que muitos participam pois é a ferramenta certa para entrar naquela empresa, conseguir o emprego dos sonhos, e com o tempo auxiliar uma grande empresa com cargos de gerência e gestão. Mas antes disso são necessários alguns dias (e nesse caso alguns são muitos) e inúmeras noites de estudo, para poder alcançar a oportunidade de emprego que você sempre quis.

Estudar pode parecer difícil e impossível, mas é só ter vontade e seguir em frente com algumas regras e rotinas de estudo. Seguem abaixo algumas delas:

  • Crie uma rotina de estudo

Muitas pessoas que passam em grandes concursos públicos sempre dizem que o segredo é criar uma rotina onde você vai dividir os seus dias em tarefas e coisas que devem ser estudadas. Baixar um aplicativo que possa te auxiliar é importante e pode ser muito benéfico para você.

  • Abandone velhos hábitos

É muito importante que você foque nos estudos, pode parecer uma coisa óbvia, mas não é. Muitas pessoas não estudam o suficiente por conta do celular ou amigos ou até televisão. Por isso faça uma limpeza no seu celular e no seu computador, desinstale aquilo que tome sua atenção e que não é essencial e tenha em mente que você precisa muito estudar. Geralmente funciona.

 

  • Tenha momentos de descanso

Apenas estudar vai acabar com o seu cérebro e prejudicar o seu progresso. Separe momentos do seu dia em que você possa descansar. Não apenas sair, mas que seja fazer a limpeza do seu quarto, ajudar a sua família na casa ou simplesmente parar e tomar um suco. Depois que você fizer isso na hora de voltar aos estudos você vai voltar com o cérebro preparado e descansado, o que você mais precisa.

  • Local de estudo

Tenha um local próprio para o seu estudo, um que seja confortável e bem iluminado. Antes de começar a estudar faça a limpeza desse lugar, prefira um que tenha uma boa mesa, uma iluminação boa (pois luzes baixas acabam com a nossa atenção e nos dão sono) e uma cadeira confortável. Lembre-se, esse local tem que ser confortável para você, independente de qual seja. Existem pessoas que gostam de estudar no quarto, no banheiro, na sala em parques, o local é indiferente.

  • Amigos e família

Eles são extremamente importantes nessa luta. Afinal, com quem você vai comemorar os frutos do seu emprego, da sua faculdade, do seu curso ou outras coisas do gênero?

E é por isso que eles são tão importantes. A sua família pode auxiliar na sua caminhada, com compreensão, com apoio moral ou simplesmente pedindo explicações sobre os assuntos que você está estudando. Não esqueça deles.

  • Lazer

Como você viu na dica número 3, nem tudo são estudos, e por isso você deve ter um tempo para sair, conversar com os seus amigos, ver a namorada (o) ou simplesmente jogar um pouco de videogame. Tenha esse tempo determinado para poder realmente refrescar a sua mente. Com isso você acaba ficando relaxado e focado.

  • Não caia na rotina

Pode parecer clichê, mas quando você cria uma rotina de estudos pode acabar ficando fixado nisso apenas e não viver.

Viver é importante, por isso crie seus espaços, procure formas alternativas de estudar e separe bem o seu tempo para que você possua o seu lazer, o seu descanso e o tempo necessário para estudar. E principalmente, Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *