Índice de custo de vida em São Paulo sobe 0,44% em março

Índice de custo de vida em São Paulo sobe 0,44% em março

São Paulo é atualmente a cidade mais cara do Brasil, onde os valores de serviços terceirizados (como empresas que fornecem todo tipo de auxiliar de limpeza, auxiliar de escritório e de portaria), aluguel de espaços (salões de eventos, pátios, qualquer formato de escritório), e também as próprias necessidades básicas, como alimentação e o custo da água por exemplo.

O Índice de Custo de Vida (ICV) cresceu 0,44% em março na comparação com o mês anterior. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a alta foi puxada principalmente pelos setores de despesas pessoas (que teve aumento de 4,13%, influenciado pelo aumento no preço do cigarro), alimentação (1,03%) e transporte (0,43%). Juntos, esses grupos contribuíram com o aumento de 0,55 ponto percentual do índice.

Também houve alta nos grupos equipamento doméstico (aumento de 0,70%), vestuário (0,38%), educação e leitura (0,26%), saúde (0,09%), recreação (0,74%) e despesas diversas (0,02%).

Entre abril de 2015 e março deste ano, o ICV acumulou alta de 9,31%, enquanto no ano, entre janeiro e março, a alta acumulada foi de 2,97%.

Mesmo assim, com tantos aumentos, as pessoas ainda tem se aventurado com a oportunidade de trabalhar em um escritório de abandonar situações financeiras precárias, situações essas que são comuns em algumas regiões do país, onde a família toda tem que auxiliar na renda familiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *